Código de Ética

A empresa espera de você, que você seja ético, ou seja, que você pense e execute de maneira correta, de acordo com os valores estabelecidos e aceitos na sociedade em que você está inserido.

A sua responsabilidade mais importante é desenvolver um bom trabalho no que é designado para você. Saber atender, saber entender, saber cooperar com seus colegas de trabalho, fornecedores e clientes é essencial para desempenhar um bom trabalho. Esperamos que todas as ações e planos da corporação sejam sempre baseados no respeito ao ser humano, com valores éticos e transparências em suas relações comerciais, para tanto foi criado este Manual, que expressa à preocupação da empresa em esclarecer a todos os seus colaboradores as condutas esperadas e banidas no desempenho de suas atividades profissionais.

OBJETIVO

Disseminar a importância dos termos de condutas internas formalizadas, para que cada colaborador saiba seu papel na organização.Esclarecer, orientar e propiciar a compreensão clara de quais os comportamentos e condutas são considerados adequados no desempenho das atividades profissionais, criando assim uma cultura organizacional baseada em conceitos éticos e honestos.

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Este manual é destinado a todos os colaboradores da empresa, terceirizados e fornecedores independente da atividade profissional que exerçam.Em virtude da amplitude de situações possíveis da empresa, este manual não tem como objetivo contemplar todas as práticas e princípios de conduta, mas sim atender e esclarecer sobre dúvidas relevantes e servir de base na compreensão do que consideramos como disciplina e ética. Portanto em caso de dúvidas, o colaborador deverá entrar em contato com o superior.

INFORMAÇÕES PESSOAIS

É dever de todos os colaboradores informar ao Departamento Pessoal, qualquer alteração de seus dados pessoais (endereço, telefone, estado civil, sobrenome e dependentes), além de afastamentos pelo INSS ou atestados médicos.As alterações relativas às informações pessoais endereço, alteração no estado civil e dependente devem ser comprovadas com cópia de documentos certidão de casamento, certidão de nascimento, certidão de óbito e conta de água, luz ou telefone.

CRACHÁ

O crachá é fornecido pela empresa. A primeira via é totalmente gratuita. Deve ser de uso obrigatório dentro das dependências da empresa e também deve estar sempre em local visível. O departamento pessoal deverá ser informado imediatamente caso haja perda ou roubo do crachá. A emissão da segunda via do crachá terá um custo adicional a ser pago pelo colaborador através do débito em folha de pagamento.

RELÓGIO E REGISTRO DE PONTO

O registro de ponto da empresa é feito pelo relógio de ponto, seu correto apontamento é de responsabilidade de cada colaborador. Este apontamento é obrigatório, devendo ser feito diariamente, duas vezes ao dia (entrada – manhã, saída – tarde) de acordo com o contrato de trabalho.As faltas e atrasos não justificados serão descontados em sua integralidade conforme as Consolidações das Leis Trabalhistas (CLT).

JORNADA DE TRABALHO

Os colaboradores devem cumprir rigorosamente suas jornadas de trabalho. Horas adicionais devem ser feitas em ocasiões excepcionais e somente com a autorização por escrito de seu superior, sempre respeitando as convenções coletivas e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).Em caso de serviços externos o colaborador deve cumprir a mesma carga horária determinada em seu contrato de trabalho. Logo, se ao término desta atividade ainda houver horas a ser cumpridas o colaborador deve retornar ao seu posto de trabalho.

Caso o colaborador deseje emendar os feriados prolongados e o mesmo não seja escalado pelo seu superior a empresa favorece o descanso, desde que, isto seja pré-acordado entre o colaborador e o superior. O colaborador deve ficar ciente que esta falta será descontada de suas férias, respeitando sempre o fechamento anual.

SAÍDAS DURANTE O EXPEDIENTE

Em caso de necessidade de saída durante o expediente o colaborador deverá ter permissão expressa do coordenador com anuência do encarregado. Na sua ausência seguir hierarquia.

HORÁRIO DE ALMOÇO - REFEIÇÕES

Não será permitido nenhum tipo de refeição fora do refeitório da empresa (nem mesmo lanche), caso o colaborador queira fazer a sua refeição fora da empresa, o mesmo, deverá registrar seu cartão de ponto e informar seu superior.

HORÁRIO DE CAFÉ

Você pode desfrutar do café da manhã respeitando os horários estabelecidos pelo refeitório, e realiza-lo somente no refeitório.A empresa não estipula horário para consumo de café no decorrer do dia, porém procure usar o bom-senso. Caso sejam detectados abusos, sejam eles de tempo, barulho ou desperdícios, a empresa se obrigará a mudar a política.

VALE TRANSPORTE

LEI No 7.418, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1985.

Art. 1º Fica instituído o vale-transporte, (Vetado) que o empregador, pessoa física ou jurídica, antecipará ao empregado para utilização efetiva em despesas de deslocamento residência-trabalho e vice-versa, através do sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concessão ou permissão de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais. (Redação dada pela Lei nº 7.619, de 30.9.1987)

FALTAS

Faltas justificadas só serão abonadas com apresentação de atestado médico terão que ter o CID (Código de Identificação de Doença) e emitidos por um médico credenciado ao Convênio Médico que a empresa oferece. Faltas não justificadas terão que ser compensadas. O excesso de faltas sem justificativa acarretará no desconto do crédito alimentação conforme CLT.

ATESTADO MÉDICO

Serão aceitos os atestados médicos somente se emitidos por médicos credenciados pelo convênio que a empresa oferece e que contenha o CID (Código de Identificação de Doença) O colaborador que acompanhar algum familiar em procedimentos médicos deverá compensar as horas que ficou fora do local de trabalho, salvo em casos extremos.

FUMAR

É expressamente proibido fumar nas dependências da empresa. Lei n.º 37/2007 - de 14 de Agosto Aprova normas para a proteção dos cidadãos da exposição involuntária ao fumo do tabaco e medidas de redução da procura relacionadas com a dependência e a cessação do seu consumo.

Artigo 4.º - Proibição de fumar em determinados locais

1 — É proibido fumar:

a) Nos locais de trabalho;

b) Nos locais de atendimento direto ao público;

c) Nos lares e outras instituições que acolham pessoas idosas ou com deficiência ou incapacidade;

d) Nos locais destinados a menores de 18 anos,

creches e outros estabelecimentos de assistência infantil, lares de infância e juventude, centros de ocupação de tempos livres, colônias e campos de férias e demais estabelecimentos similares;

e) Nos recintos das feiras e exposições;

f) Nos conjuntos e grandes superfícies comerciais e nos estabelecimentos comerciais de venda ao público;

g) Nos parques de estacionamento cobertos;

h) Nos elevadores, ascensores e similares;

Todos os funcionários que ainda são dependentes do vício de fumar, só poderão fazê-lo nos pontos permitidos (Fumódromo) ou fora das dependências da Empresa, devendo utilizar o reservatório de areia para o depósito de cinzas e bitucas de cigarro, em respeito ao meio ambiente. Use o bom sendo e fume nos horários de entrada, almoço e saída. Evitando o mau rendimento profissional.

FORMA DE SE VESTIR, APRESENTAÇÃO PESSOAL E UNIFORME

Colaboradores em exercício de suas atividades profissionais representam a imagem da empresa e por esta razão, deve preocupar-se em usar roupas e acessórios que valorizem esta imagem, evitando exposições desnecessárias (decotes, saias curtas, roupas rasgadas, etc.), cabendo ao gestor da área avaliar se o colaborador está adequadamente trajado à sua imagem. Para departamentos que possuem uniformes, é obrigatório o uso do mesmo durante todo o horário de trabalho e deve-se manter a limpeza e conservação do mesmo. Ao término do contrato, o funcionário deverá devolver o uniforme.

Esperamos que você utilizasse o bom senso e discrição não usando roupas não condizentes com o trabalho como, por exemplo:

- Roupas Transparentes; decotes; blusas curtas e/ou com alcinhas; camisetas coladas, brilhos; minissaias e shorts; peças de moletom; malhas; camisetas com logomarcas esportivas, políticas ou diversas e tênis.

- Informamos que os colaboradores da área técnica, façam uso de botas de segurança, e demais EPI´s, respeitando as normas de segurança pré-estabelecidas.

Sugerimos que os colaboradores com tatuagem a mantenha coberta.

Caso os colaboradores estejam utilizando o uniforme da empresa em atos que envolvam brigas em bares, em transito, ocorrências policias e qualquer ato que possa denegrir a imagem da empresa fora do horário de trabalho, esclarecemos que o colaborador esta sujeita a penalidade inclusive advertência e até mesmo a demissão do mesmo.

REPRESENTAÇÕES, VISITAS E CONTATOS EXTERNOS

A empresa preza por qualidade e busca constante de inovações. Em todos os nossos contatos devemos ter isso em mente. Em ocasiões nas quais estamos em contato com clientes, fornecedores, consumidores em geral, imprensa e públicos diversos está sendo padronizado com a imagem pré – determinada pela empresa. Sugerimos que o colaborador não critique e/ ou desqualifique a empresa e nossos serviços perante os outros. Isso demonstra falta de comprometimento para com a a empresa, e seus colegas.

Em espírito de união, todo e qualquer problema dever ser apontado e trabalhado internamente.

COMPORTAMENTO

ele pelos procedimentos da empresa, respeitando-os. A Empresa preza por um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, para tanto, contamos com um relacionamento interpessoal cortez, educado, evitando brincadeiras de duplo sentido e evitando também o uso de palavras de baixo calão.

- Zele pelos equipamentos e materiais da empresa de maneira a evitar acidentes, perdas estragos e prejuízos;

- Zele pela utilização dos carros, fazendo com que sempre estejam limpos, nunca deixe o tanque de combustível na reserva e qualquer problema com o veículo deve ser repassado para o supervisor;

- Cumpra seu horário de trabalho;

- Mantenha um bom relacionamento com os colaboradores, evitando discussões e conflitos durante a jornada de trabalho;

- Preserve a ordem e a limpeza em sua mesa, armários e em todos os recintos da empresa principalmente aqueles que são de uso comum como banheiros, copas, escadas e corredores;

- Seja aberto a novas idéias;

- Utilize seu potencial descobrindo alternativas e aprimorem seu trabalho e compartilhe com seu superior imediato sempre que surgir uma idéia que possa contribuir com o desenvolvimento da sua área de trabalho;

- A empresa possuiu normas rígidas para quem cometer algum delito/ furto, portanto, trabalhe com responsabilidade;

- Em relação ao uso da copa para café da manhã, não faça que os horários para o café se tornem extensos, e conversas nos corredores devem ser evitadas mantendo-se a ordem;

- Esteja atento e seja cordial com todos, muitas oportunidades começam no trato com pessoas “menos importante”;

- Jamais chame o cliente de querido, meu bem, benzinho;

- Sempre ande com cartões de visitas atualizados;

- No almoço ou jantar de negócios:

- Quem convida paga

- Opte por refeições e bebidas leves

- Lembre-se que a finalidade é comercial e não comer somente

- Evite: palitar os dentes, mastigar coma boca aberta, cotovelos na mesa, olhar só para o prato, arrastar a cadeira, comer antes de todos estarem servidos, chamar o garçom pó outro nome, usar o celular;

- Lembre-se que cada cargo ou função demanda algumas posturas e responsabilidades diferentes;

- Nunca fume em reuniões, visitas ou locais fechados;

- Cuidado para não exceder nas festas de empresa, happy hours, jantares e almoços sociais, comemorações etc.;

- Nunca seja o último a sair dos eventos;

- Pratique seu aperto de mão. Olhe nos olhos da pessoa enquanto a cumprimenta, sorria e ouça;

- Pratique expressões polidas, como “por favor”, “obrigado” e “com licença”;

- Banheiros de visitantes não devem ser usados por funcionários;

RECEBIMENTO DE CORRESPONDÊNCIAS

Os colaboradores NÃO estão autorizados a receber correspondências diversas, salvo aqueles que têm como sua uma de suas atividades este compromisso/tarefa.

O recebimento indevido de correspondências pode acarretar problemas de cunho financeiro à empresa, portanto somente pessoas previamente autorizadas estão habilitadas a fazerem este tipo de tarefa. Caso a empresa sofra algum tipo de cobrança em função de recebimento indevido, os responsáveis pelo recebimento poderão sofrer punições e/ou demissões por justa causa. Os colaboradores não devem divulgar o endereço da empresa para recebimento/entrega de correspondências e/ou encomendas particulares “de qualquer tipo”, pois é expressamente proibida a divulgação do endereço da empresa para estes fins.

RECEBIMENTO DE MERCADORIAS

Os colaboradores NÃO estão autorizados a receber entregas de fornecedores (pedidos de compras em geral), salvo aqueles que têm como sua uma de suas atividades este compromisso/tarefa. O recebimento indevido de mercadorias pode acarretar problemas de cunho financeiro a empresa, portanto somente pessoas previamente autorizadas estão habilitadas a fazerem este tipo de tarefa. Caso a empresa sofra algum tipo de cobrança em função de recebimento indevido, os responsáveis pelo recebimento poderão sofrer punições e/ou demissões por justa causa.Aqueles que precisarem programar a entrega de alguma encomenda deve informar ao fornecedor/cliente que o horário de recebimento deve ser das 08:30 às 11:30 e 13:30 às 17:30 hs.

RESPEITO INCONDICIONAL

Respeite seus colegas de trabalho.

Não apenas profissionalmente, mas também moralmente. A união da equipe faz o sucesso da empresa, e conseqüentemente o sucesso de cada um.

CONFLITOS DE INTERESSE E INFLUÊNCIAS

Conflito de interesse se dá por qualquer oportunidade de ganho pessoal do colaborador que possa conflitar com as atividades, interesses e imagem da empresa, bem como exercer qualquer outra atividade que conflite com seu horário de trabalho.Também se entende por conflito de interesse zelar pelas informações confidenciais da empresa sendo expressamente proibida a utilização de cargo, função ou informações sobre negócios e assuntos da empresa para influenciar decisões que venham favorecer interesses particulares ou de terceiros.

ONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E DROGAS ILEGAIS

A empresa não admite que seus colaboradores estejam sob efeito de bebidas alcoólicas ou drogas ilegais durante a jornada e/ou no ambiente de trabalho, inclusive em viagens, eventos, treinamentos e refeições de negócios, exceto se, a partir do horário de consumo até o final do dia, não houver mais nenhuma atividade de cunho profissional, utilizando sempre o bom senso.

DIVERSIDADES ÉTNICAS, SÓCIO-ECONÔMICAS, CULTURAIS, RELIGIOSAS E SEXUAIS

É expressamente proibido qualquer tipo de manifestação discriminatória de qualquer natureza (raça, cor, idade, sexo, orientação sexual, religião, incapacidade física ou mental, preceitos étnicos, condição sócio-cultural, nacionalidade ou estado civil) dirigida a qualquer pessoa.

ASSÉDIO MORAL E SEXUAL

Não será admitido nenhum tipo de assédio moral ou sexual que englobe qualquer conduta que afete negativamente o desempenho do trabalho, que denigra a dignidade de qualquer pessoa ou gere um ambiente de trabalho intimidador, hostil ou ofensivo. São consideradas condutas de assédio sexual atitudes como propostas repetidas ou insinuações sexuais verbais, gestuais ou físicas.

RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS

A empresa não admite relacionamento amoroso entre colaboradores que tenham grau de subordinação ou que direta ou indiretamente possam influenciar nas atividades do parceiro. Situações que configurem o quadro acima descrito deverão ser comunicadas ao superior imediato, onde será verificada a possibilidade de remanejamento de um dos colaboradores para outra área da empresa ou em último caso o desligamento de uma das partes.Para os casos permitidos, onde não haja subordinação, a empresa exige que as partes se relacionem dentro da empresa como colegas de trabalho, não deixando o relacionamento do casal influenciar em suas posturas profissionais.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

Críticas e sugestões que visem agregar e estimular melhorias para a empresa são extremamente construtivas e bem-vindas. Dessa maneira, as críticas e sugestões deverão ser encaminhadas para o seu superior que dará andamento ao departamento responsável.Críticas destrutivas serão desconsideradas podendo trazer conseqüências para o colaborador.

PADRÕES DE CONDUTA COM FORNECEDORES

As práticas da empresa com seus fornecedores são comerciais legais sendo devidamente tratada com respeito e honestidade em todos os campos da relação de negócio.Os fornecedores contratados devem pautar seu comportamento condizente com as diretrizes de conduta da empresa.

PADRÕES DE CONDUTA COM CLIENTES

Manter a cordialidade, agilidade, eficiência respeito e ética, fornecendo informações claras e precisas às suas solicitações e reclamações

PADRÕES DE CONDUTA COM CONCORRENTES

O relacionamento com os concorrentes deve ser pautado em padrões éticos, evitando-se quaisquer ações ou práticas que possam caracterizar concorrência desleal.Nenhum colaborador está autorizado a fornecer quaisquer informações da empresa aos nossos concorrentes. O colaborador que tenha grau de parentesco com colaboradores de concorrentes diretos deve comunicar ao seu superior direto.

PADRÕES DE CONDUTA COM ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS

Mantemos o rigoroso cumprimento dos requisitos legais, fiscais e trabalhistas estabelecidos pelos órgãos de direito, através do cumprimento da legislação imposta e pagamento das obrigações tributárias e trabalhistas.

PADRÕES DE CONDUTA COM ASSOCIAÇÕES DE CLASSE

A empresa compreende a importância das associações de classes como defensores dos direitos de seus colaboradores e procura manter o respeito mútuo com entidades e associações focadas em garantir os interesses de profissionais da categoria e segmentos de mercado.

PADRÕES DE CONDUTA COM A IMPRENSA

Somente a área de Marketing ou o Diretor da sua área poderá autorizar seus colaboradores a darem declarações, entrevistas ou informações para a imprensa, sejam elas por escrito ou verbalmente.

DESLIGAMENTO DO CONTRATO DE TRABALHO

Ao término do contrato de trabalho devem ser devolvidos uniformes, telefones celulares, crachás, laptops e ferramentas de trabalho. Importante lembrar que os recursos fornecidos aos colaboradores devem ser devolvidos para a empresa em seu perfeito funcionamento e condições de reutilização. Caso seja constatada destruição, danos e mau uso dos recursos fornecidos o colaborador deverá ressarcir o produto ou o valor do produto para a empresa. Para ressarcimentos a empresa estará considerando a especificação idêntica ou similar do produto danificado/destruído.

SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

A empresa garante a todos os seus colaboradores condições adequadas de trabalho, baseada nos mais elevados princípios de higiene e segurança, realizando e avaliando continuamente ações preventivas e corretivas.Contudo, é de responsabilidade dos colaboradores estarem atentos às normas e procedimentos para a realização de suas atividades profissionais, preservando sua integridade física e de seus colegas, internamente e quando em atendimento externo. Uso do EPI é obrigatório. Quem não fizer o uso pode ser demitido por justa causa.A conservação do EPI é de inteira responsabilidade do colaborador.

TERCEIROS

(PRESTADORES DE SERVIÇO)

Profissionais terceirizados também devem seguir os padrões de segurança da empresa, passando por um processo de integração antes do início de qualquer trabalho.Nas dependências internas da empresa somente prestadores de serviço devidamente identificados, autorizados e acompanhados por um colaborador, ou seja, os terceirizados não devem circular nas dependências da empresa sem o acompanhamento de um funcionário.

CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM

A maioria dos eventos da empresa (ex: festas de fim de ano) são gravados e alguns são transmitidos online em tempo real e arquivados nos sites de divulgação, o colaborador deve estar ciente de que caso participe de algum destes eventos sua imagem poderá ser utilizada. Tanto para as câmeras de circuito interno de imagem e as gravações dos eventos citadas nos parágrafos acima, o colaborador autoriza a empresa a utilizar o teor da sua apresentação e imagem registrada no período dos eventos e por tempo indeterminado para fins de divulgação comercial e fins legais, desde que mantido o teor do conteúdo apresentado.

MEIO AMBIENTE:

A empresa desenvolve suas atividades sempre com o intuito de reduzir ao máximo os impactos ambientais. Constantemente reavalia e implanta procedimentos que aperfeiçoem o uso de energia elétrica, água, reciclagens e outros. Procure seguir estes procedimentos de maneira a colaborar com a empresa e com o meio-ambiente.

INFORMAÇÕES E INTERNET

As informações que trafegam na internet são como cartão postal escritos a lápis, assim, é possível ler e modificar esses pacotes.Os serviços da internet apresentam segurança mínima ou nenhuma, a internet não foi projetada para manter segredo e os sistemas estão sujeitos ao ataque de pessoas e organizações mal intencionadas que podem interceptar e modificar informações e dados para seu proveito.

É importante notar que um sistema nunca está totalmente seguro. À medida que os sistemas de segurança se sofisticam, também o fazem as técnicas de invasão. O segredo é estar sempre um passo a frente. Dessa forma, uma série de medidas e políticas devem ser adotadas a fim de preservar o patrimônio de seus legítimos donos, quer seja esse patrimônio informações ou outro bem qualquer, contra apropriação indébita. A informação é um ativo muito valioso da empresa, por este motivo deve-se criar normas visando proteger sua integridade.

RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA NA INTERNET

Uma das seguranças do usuário está relacionada às suas práticas on-line. Assim, a empresa elaborou uma lista com instruções para uma navegação e acesso a empresa mais segura. Se receber um e-mail que peça a confirmação de senha, bem como informações pessoais e de cobrança ou contenha um arquivo anexado, ou link com instruções para download, enviado por alguém que você não conhece, não cumpra com suas instruções. O download de qualquer arquivo somente deverá ser realizado se sua origem for conhecida e segura. Existem códigos maliciosos, como cavalos de tróia, que podem entrar em seu sistema simulando ser de uma fonte conhecida. Na dúvida, fale com o seu superior.

USUÁRIOS DE NOTEBOOK (OBRIGAÇÕES E RESPONSABILIDADES)

a. Instalar o software antivírus homologado pela empresa e mantê-lo atualizado O software antivírus verifica arquivos regularmente, procurando mudanças incomuns no tamanho deles, programas que correspondam à base de dados de vírus conhecidos do software, anexos suspeitos de e-mail e outros sinais de alerta. Este é o passo mais importante que você pode dar para manter o seu computador livre de vírus.

b. Não fazer download de programas da web

Fontes não confiáveis como grupos de notícias ou web sites, dos quais você nunca ouviu falar, podem ser fornecedores voluntários de vírus para o seu computador. Evite fazer o download de arquivos que você não tem certeza de que são seguros. Isso inclui freeware, protetores de tela, jogos e quaisquer outros programas executáveis (qualquer arquivo com extensão”. exe",”. com", "zip", "pif", dentre outras, como "coolgame.exe"). Se tiver que fazer um download da internet, tenha certeza de verificar cada programa antes de executá-lo. Salve todos os downloads em uma pasta e faça uma verificação de vírus em seu conteúdo antes de usá-la.

c. Responsabilidade

A instalação e utilização de software pirata e jogos não será permitido. O usuário caso haja uma fiscalização na empresa, poderá ser responsabilizado legalmente pelas autoridades. d. Usar o bom senso

É preferível errar por excesso de segurança. Se tiver dúvidas sobre um anexo, exclua-o, especialmente se ele vier de uma fonte que você não reconheça. Se existirem animações atraentes em um site que pareça muito amador, não faça o download delas.

e. Utilização de sua máquina

É PROIBIDO O ARMAZENAMENTO DE:

* Conteúdo pornográfico

* Conteúdo particular, por Exemplo: Fotos pessoais, arquivos entre outros.

SENHAS PARTICULARES

É proibido compartilhar as senhas de acesso à rede e aos sistemas internos com os colegas de trabalho, uma vez que a senha é pessoal e intransferível.Todas as atividades efetuadas são registradas e associadas à senha do usuário, de modo a responsabilizá-lo no caso de irregularidades. O colaborador deve ter o cuidado de não cadastrar senhas fáceis de serem descobertas como data de nascimento, nomes dos pais, número de matrícula, números seqüenciais, etc. Caso se ausente do seu local de trabalho, deve bloquear seu computador ou terminal, evitando que outras pessoas possam utilizá-lo em seu lugar. Quando for necessário se conectar a outro terminal, realize a desconexão do mesmo ao concluir a transação.

MEIOS ELETRÔNICOS (EMAIL, TELEFONE, CORREIO DE VOZ) Os serviços de comunicação são recursos da empresa. Incluem correio eletrônico, uso da Internet, telefone e correio de voz. Se você tiver acesso continuo ao telefone, não abuse desse recurso com ligações pessoais freqüentes. Faça uso eficiente do sistema de comunicação eletrônica e limite–se a utilizá-lo para fins comerciais. É proibido utilizar os meios eletrônicos da empresa para o envio ou recebimento (consciente) de piadas, correntes, e-mail com conteúdo pornográfico, arquivos anexos como fotos, vídeos, PPTs ou outros arquivos com conteúdo particular.

Os recursos e equipamentos usados na atividade profissional são de propriedade da Empresa e devem ser utilizados para uso exclusivo de seu interesse. Assim para preservar este uso, a empresa se reserva o direito de controlar e monitorar seus conteúdos e formas de utilização.

AMEAÇAS DA INTERNET

São inúmeras as ameaças a que estamos expostos, a segurança é um fator de extrema importância para o negócio da Empresa. Assim, foram apresentados alguns procedimentos para minimizar estes riscos.

Mantemos sempre nosso firewall e antivírus atualizados e contamos com a colaboração de todos para os cuidados que já foram detalhados.Apesar de toda a tecnologia de segurança utilizada pela Empresa, nenhuma transmissão de dados efetuada pela Internet é totalmente segura, não existe atualmente nenhuma ferramenta tecnológica que proporcione total segurança. Esta política de segurança poderá ser alterada periodicamente, de acordo com as novas vulnerabilidades que forem detectadas.

VIOLAÇÃO DO MANUAL DE CONDUTA, DISCIPLINA E ÉTICA

O conhecimento das políticas e práticas expressas neste Manual de Conduta Disciplinar e Ética é de inteira responsabilidade de cada colaborador.Caso seja constatada de violação de qualquer norma estabelecida neste Manual, serão adotadas as medidas disciplinares cabíveis, sujeitas inclusive a advertências, suspensões e demissões, sempre garantindo o pleno direito de defesa e argumentação das partes envolvidas.A iniciativa de confessar violações de condutas éticas será levada em conta no momento de se determinar a ação disciplinar adequada a ser tomada.

A omissão diante do conhecimento de possíveis violações por terceiros (demais colaboradores) serão igualmente considerada conduta antiética.O sigilo sobre a identidade daqueles que relataram ou participaram da investigação da violação do Manual de Conduta disciplinar e Ética serão mantidas pela empresa.

CONTATO

Em caso de dúvidas sobre qual deve ser a conduta mais correta a adotar, o colaborador deve procurar ajuda de seu superior ou do Recursos humanos.

TERMO DE CIÊNCIA E COMPROMETIMENTO

Todos os colaboradores deverão ler atentamente o Manual de Conduta Disciplinar e Ética, preencher e assinar o Termo de Ciência e Comprometimento, destacar do manual e entregar para seu superior. Este termo ficará arquivado no prontuário do colaborador